A campanha de reeleição de Lula contratou o Vox Populi para uma pesquisa nacional, realizada nos dias 28 e 29 de setembro. O resultado era para ser divulgado. Mas não foi. Os números foram saindo de maneira envergonhada ao longo da noite de ontem.
Os dados vazados para a mídia são de 46% para Lula contra 42% de todos os adversários somados. A diferença, portanto, é de 4 pontos. Por esses números, a eleição bate na trave e Lula ainda vence no 1º turno. Mas está apertadíssimo.
Sobre essa pesquisa Vox Populi é necessário mencionar que foram realizadas apenas 2.000 entrevistas e não foram incluídos os Estados de Roraima e Amapá. A margem de erro anunciada foi de 2,2 pontos percentuais.
Só hoje de manhã, no site do instituto, os dados apurados foram amplamente divulgados:
Lula - 46%
Alckmin - 33%
Heloísa - 7%
Cristovam - 1%
Ana M. Rangel - 1%
Bivar - 0%
Rui Pimenta - 0%
Eymael - 0%
Nenhum/branco/nulo - 5%
Não sabe/não respondeu - 7%
Curiosidade: na pesquisa espontânea (quando os eleitores respondem em quem votariam sem ver a lista de nomes), Lula tem 44% (só 2 pontos a menos do que na pesquisa estimulada). Alckmin, nessa categoria espontânea, tem 30% (só 3 pontos a menos do que na estimulada). O que isso significa: intenções de voto muito cristalizadas. Daqui para a frente, mudanças devem ser pequenas, dentro da margem de erro da pesquisa --considerando-se que levantamento do Vox Populi esteja fiel ao que se passa no eleitorado brasileiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário