A possibilidade de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja reeleito já neste domingo diminuiu após as últimas pesquisas eleitorais, que abrem espaço para a realização de um segundo turno.
A agência "Datafolha", que ouviu 14.798 eleitores em 409 cidades, concluiu que as intenções de voto do petista caíram de 49%, na quarta-feira passada, para 46% faltando um dia para as eleições.
Já o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) subiu de 33% para 35%.Somados os votos válidos, Lula, que chegou a ter 55%, ficou agora com 50%, o que torna iminente a realização do segundo turno, em 29 de outubro.
Considerando a margem de erro de dois pontos na pesquisa do "Datafolha", o índice de votos válidos do petista oscila entre 48% e 52%. Para ser eleito no primeiro turno, um candidato necessita ter mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos, os nulos e os dos indecisos.
Na pesquisa anterior, Lula seguia firme à reeleição direta para um segundo mandato de quatro anos, com 53% das intenções de voto.Ainda de acordo com a pesquisa, a senadora Heloísa Helena (PSOL) se manteve em terceiro lugar na disputa eleitoral, com 8% das intenções de voto.Em um eventual segundo turno, Lula venceria as eleições com 49% dos votos válidos, contra 44% de Alckmin.
De acordo com outra pesquisa divulgada hoje, desta vez pelo Ibope, que ouviu 3.010 eleitores, o candidato petista tem 49% dos votos válidos, enquanto todos os seus adversários somam 51%.
O instituto Vox Populi também divulgou uma pesquisa com dois mil eleitores em 129 municípios na qual conclui que a diferença de Lula sobre os rivais caiu 13 pontos percentuais em dez dias.
As intenções de voto de Lula caíram de 51%, segundo o Vox Populi há dez dias, para 46% nesta semana, enquanto seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin, subiu de 27% para 33% no mesmo período.
da EFE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário