26 setembro 2007

Nunca na história deste país...

Nunca na história deste país um presidente viajou tanto ao exterior. Vez ou outra fica me pergunto: nota-se sua ausência? Parece-me que não, a não ser que você seja um apreciador de frases feitas e retóricas futebolísticas usadas em seus discursos.
Leia a matéria de André Luís Nery do G1:

Após ter voltado de Nova York (EUA), onde participou nesta terça (25) da Assembléia Geral das Nações Unidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu a 26ª viagem internacional dos nove primeiros meses do segundo mandato, segundo dados da Presidência da República.

Em média, Lula visitou um país a cada dez dias entre 1º de janeiro e 25 de setembro deste ano, período que já cumpriu no segundo mandato como presidente. Em 2007, ele esteve em 24 países diferentes. No total, o presidente ficou fora do país em 46 (17,2 %) dos 268 dias do ano até esta terça (25).

Desde que assumiu a Presidência, em 2003, Lula viajou 128 vezes para outros países, média de uma visita a cada 13,5 dias (foram 62 nações visitadas no período).



Veja melhor o mapa clicando AQUI

Para o professor da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em relações internacionais Alcides Costa Vaz, as viagens oficiais são “importantes”, pois “cumprem o propósito de avançar em interesses corporativos, em interesses do setor produtivo”.

Os EUA e o Paraguai foram os países que o presidente visitou duas vezes neste ano. Além de ter comparecido à Assembléia das Nações Unidas, ele também foi aos EUA em março, quando se encontrou com o colega norte-americano, George W. Bush. No Paraguai, o presidente brasileiro esteve nos meses de maio e junho.

Os países das Américas foram o principal destino de Lula nos nove primeiros meses deste ano. Foram 15 viagens para 13 nações da região no período. Ele também esteve dez vezes em visita a países europeus e uma vez na Ásia. A média de viagens do presidente Lula a outros países é superior à de seus antecessores Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello e José Sarney. Na avaliação do professor da UnB, isso é uma conseqüência da ampliação dos “interesses externos do Brasil”. “O aumento no número de viagens é uma conseqüência natural da crescente exposição do país aos processos e às estruturas internacionais e da diversificação de nossos interesses. O Brasil é hoje um país que tem um espectro de projeção de interesse bastante amplo”, disse Costa Vaz ao G1.

Primeiro mandato

Os países onde Lula mais esteve desde o início do primeiro mandato como presidente são a vizinha Argentina e os EUA. No caso deste último, estão incluídas as viagens a Nova York para participar das assembléias da ONU. Foram oito viagens para cada um dos dois países. Na Venezuela, ele esteve sete vezes desde 2003.

Assim como neste ano, os países das Américas também foram o principal destino de Lula como presidente desde 2003. Das 128 visitas, 69 delas (54%) foram para nações da região, contra 32 para Europa, 21 para a África e seis para a Ásia. O professor Costa Vaz considera "normal" a prioridade de Lula às nações americanas. “Há uma coincidência dessa concentração nas Américas com o fato de que 50% de nossas exportações estão destinadas ao continente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário