Um levantamento feito pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) aponta que tramitam na Justiça Eleitoral 1,1 mil processos relativos às eleições de 2006 que podem resultar em perda de mandato do parlamentar por corrupção eleitoral.
O Mato Grosso é o Estado com mais parlamentares enfrentando processos, com 49. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 40. Os processos em andamento, que atingem políticos de todos os Estados e do Distrito Federal, têm motivações como compra de votos, abuso de poder econômico e uso eleitoral da máquina administrativa.
De acordo com o responsável pela elaboração do documento, o juiz eleitoral Márlon Reis, o número de processos e cassações de mandatos de parlamentares cresce diariamente. "Arriscamos dizer que todas as semanas há dados novos de pessoas por que compraram votos ou desviram em proveito de sua campanha recursos da administração".
Dados da pesquisa apontam que, entre 2000 e setembro deste ano, 623 parlamentares perderam mandato por corrupção eleitoral. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lançou também nesta quinta-feira a campanha de combate à corrupção eleitoral para as eleições de 2008.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário