23 dezembro 2007

Retrospectiva 2007: Economia e Negócios

O ano de 2007 deve ficar marcado como um dos melhores para a economia brasileira, com a expansão do crédito, do setor imobiliário e os recordes da Bolsa de Valores. Por outro lado, a crise do mercado imobiliário dos EUA surgiu como ameaça que pode atrapalhar o Brasil no momento em que o país começa a crescer de forma mais vigorosa.

Entre as empresas, a Petrobras dominou o noticiário, tanto pelas novas descobertas e aquisições como pela crise do gás natural na Bolívia. Também teve fim a crise da Varig, mesmo em ano ruim para o setor aéreo, com o fim da BRA, apesar dos milhares de brasileiros que viajaram para aproveitar o dólar baixo no exterior.

Para o governo, o ano que começou com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) termina com a derrubada da CPMF pelo Senado.


Principais destaques de 2007:

CRISE DA BOLHA IMOBILIÁRIA NOS EUA

A crise no mercado imobiliário dos EUA afetou o desempenho das bolsas de valores em todo o mundo neste ano e trouxe incertezas ao mercado financeiro. Há dúvidas sobre como essa crise afetará a maior economia mundial pelos próximos anos e quais serão os reflexos no Brasil.


DISPUTA SOBRE O GÁS NATURAL ENTRE A PETROBRAS E A BOLÍVIA

Desde que o governo boliviano nacionalizou o gás e o petróleo, a Petrobras vem travando uma disputa com o país. O presidente Evo Morales começou o ano arrancando um reajuste no preço do gás. Meses depois, também obrigou a empresa brasileira a vender ao governo boliviano suas duas refinarias no país.



SENADO REJEITA PROPOSTA QUE PRORROGA A CPMF E IMPOSTO ACABA ESTE ANO

O Senado rejeitou no dia 13 de dezembro a proposta de prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. Com esse resultado, a incidência da CPMF sobre as movimentações financeiras termina em 31 de dezembro deste ano.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário