23 dezembro 2007

Retrospectiva 2007: Política

Em 2007, três ministros deixaram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Silas Rondeau, do Ministério de Minas e Energia, Waldir Pires, da Defesa, e Walfrido dos Mares Guia, das Relações Institucionais.

No Congresso, o governo teve que lidar com CPIs sobre a crise aérea na Câmara e no Senado, com uma onda de denúncias contra o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com a derrota na tentativa de prorrogar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria da República sobre o mensalão. Outro ‘mensalão’ chegou à Justiça: um esquema que teria ocorrido em Minas Gerais. Os tribunais superiores também ocuparam o noticiário com decisões que colocaram limites às trocas de partido.

Principais destaques de 2007:

AS DENÚNCIAS CONTRA O SENADOR RENAN CALHEIROS
Durante quase seis meses, o Senado viveu uma crise envolvendo o então presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele foi alvo de seis processos no Conselho de Ética. Por duas vezes, o plenário do Senado absolveu Renan e preservou seu mandato. Em dezembro, renunciou à Presidência do Senado.

Assista a reportagem

JUDICIÁRIO DEFINE REGRAS PARA FIDELIDADE PARTIDÁRIA

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alternaram-se na tarefa de definir regras para a troca de partido. A discussão começou quando o TSE decidiu que mandatos de deputados e vereadores pertencem aos partidos, e não aos eleitos. Em outubro, coube ao STF definir a partir de quando valeria a regra. Em seguida, o TSE ampliou a decisão para prefeito, governador, senador e presidente da República.


STF ABRE PROCESSO CONTRA 40 POR ENVOLVIMENTO NO MENSALÃO

Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os 40 denunciados no esquema do mensalão. Entre os réus, nomes que fizeram parte da cúpula do governo e do PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do partido José Genoino, personagens centrais do escândalo, como o publicitário Marcos Valério e o deputado cassado e presidente do PTB Roberto Jefferson.


Outro fato que marcou o ano

01/01/2007 - Lula toma posse para o segundo mandato

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário