23 dezembro 2007

Retrospectiva 2007: Mundo

Cercados de muita polêmica, bilhões de dólares em petróleo e até atos de violência, os governos de esquerda na América Latina foram os grandes destaques da imprensa internacional em 2007. O venezuelano Hugo Chávez tentou mudar a Constituição do país e aprovar a reeleição ilimitada, mas perdeu no voto popular. E após envolver-se em uma discussão com o rei da Espanha, ouviu a frase que marcou o ano: "Por que você não se cala?".

O presidente boliviano, Evo Morales, também causou polêmica com sua proposta de mudar a Constituição -e deixou o país dividido. Na Argentina, tomou posse Cristina Kirchner, a primeira presidente do sexo feminino a ser eleita pelo voto popular.

Mas foi uma garotinha de quatro anos de idade que comoveu o mundo em 2007: Madeleine McCann, a menina britânica desaparecida desde o dia 3 de maio. Sua busca levou a uma mobilização jamais vista, em que artistas, jogadores de futebol e famosos de todos os quilates cederam sua imagem gratuitamente. Seu paradeiro segue um mistério.

Principais destaques de 2007:

HAMAS TOMA GAZA E DIVIDE PALESTINA

O Hamas declarou vitória sobre seus rivais da Fatah em 14 de junho, afirmando que a tomada de um importante complexo de segurança da facção palestina significava a "libertação" de Gaza.

Embora forças leis ao presidente Mahmoud Abbas permaneçam em outras três importantes bases na Faixa de Gaza, incluindo o complexo presidencial, o Hamas declarou vitória de suas forças.


ATIRADOR MATA 32 EM UNIVERSIDADE AMERICANA

Trinta e três pessoas foram mortas a tiros no dia 16 de abril, incluindo o suspeito de ser o autor dos ataques, em um tiroteio na Universidade Virginia Tech

O ataque teve repercussão nos quatro cantos do mundo e foi o pior em um campus na história dos Estados Unidos.

Assista a reportagem

Chávez perde o referendo na Venezuela

Numa votação extremamente disputada, a população venezuelana rejeitou a reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez , no referendo realizado em 2 de dezembro.

O Conselho Nacional Eleitoral anunciou os resultados durante a madrugada, mais de 8 horas depois do fechamento das seções eleitorais.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário