31 dezembro 2007
Feliz Ano Novo
23 dezembro 2007
Retrospectiva 2007
Entre nós, o Papa alertou aos traficantes que eles terão de “prestar contas a Deus” e, diante dos nossos olhos, policiais e traficantes acertaram as contas em confrontos abertos nas telas - sob a ótica de um certo Capitão Nascimento - e nas grandes cidades. Neste ano que se encerra, o Brasil deu adeus a um menino, João Hélio, arrastado por sete quilômetros nas ruas do Rio.
De Brasília a Bali, foram ainda 12 meses em que cientistas, artistas, políticos e até um urso polar de Berlim não deixaram ninguém esquecer que o mundo continuou a esquentar.
Retrospectiva 2007: Brasil
Já no início do ano, a cidade de São Paulo parou para acompanhar a retirada de um microônibus e a busca por vítimas na cratera que se abriu em uma obra do Metrô. Sete pessoas morreram. Um choque de trens no subúrbio do Rio, em agosto, deixou oito mortos e pelo menos 101 pessoas feridas.
A morte do menino João Hélio, arrastado por um carro dirigido por criminosos em fuga no subúrbio do Rio, chocou o país no início de 2007 e motivou uma série de manifestações contra a violência.
Principais destaques de 2007:
ACIDENTE DA TAM
O acidente com um Airbus A320 da TAM matou 199 pessoas. Entre as vítimas, passageiros do avião e pessoas que estavam no prédio contra o qual a aeronave se chocou, na Avenida Washington Luís, na Zona Sul de São Paulo. O acidente ocorreu logo após uma tentativa de pouso no Aeroporto de Congonhas, no dia 17 de julho de 2007. A aeronave havia partido de Porto Alegre. O acidente foi o maior da aviação comercial no país e motivou várias mudanças na malha aérea.
CRATERA DO METRÔ
Sete pessoas morreram em um desabamento em 12 de janeiro de 2007, em meio às obras da Linha 4 do Metrô de São Paulo. O acidente fez com que surgisse uma cratera de 80 metros de diâmetro no local onde será a futura Estação Pinheiros, na Marginal Pinheiros, Zona Oeste da cidade. Entre as vítimas estavam pessoas que passavam pela região, além do motorista e do cobrador de um ônibus. O resgate dos corpos demorou 13 dias e exigiu esforços de especialistas dos bombeiros e o uso de cães farejadores.
Assista a reportagem
MORTE DE JOÃO HÉLIO
Na noite do dia 7 de fevereiro, Rosa Cristina Fernandes voltava para casa com os filhos Aline, 14, e João Hélio, 6, quando foi abordada por homens armados que roubaram seu carro, no subúrbio do Rio. Antes que a mãe tirasse João Hélio do carro, os assaltantes arrancaram. Preso do lado de fora, o menino foi arrastado por 7 km. Dos cinco criminosos, quatro, maiores, ainda aguardam julgamento. Um menor cumpre medida sócio-educativa de internação.
Assista a reportagem
CHOQUE DE TRENS
Oito pessoas morreram e 101 ficaram feridas no choque entre dois trens no dia 30 de agosto em Austin, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os trens se chocaram num entrocamento de duas linhas, no momento em que um deles trocava de linha.
Retrospectiva 2007: Mundo
O presidente boliviano, Evo Morales, também causou polêmica com sua proposta de mudar a Constituição -e deixou o país dividido. Na Argentina, tomou posse Cristina Kirchner, a primeira presidente do sexo feminino a ser eleita pelo voto popular.
Mas foi uma garotinha de quatro anos de idade que comoveu o mundo em 2007: Madeleine McCann, a menina britânica desaparecida desde o dia 3 de maio. Sua busca levou a uma mobilização jamais vista, em que artistas, jogadores de futebol e famosos de todos os quilates cederam sua imagem gratuitamente. Seu paradeiro segue um mistério.
Principais destaques de 2007:
HAMAS TOMA GAZA E DIVIDE PALESTINA
O Hamas declarou vitória sobre seus rivais da Fatah em 14 de junho, afirmando que a tomada de um importante complexo de segurança da facção palestina significava a "libertação" de Gaza.
Embora forças leis ao presidente Mahmoud Abbas permaneçam em outras três importantes bases na Faixa de Gaza, incluindo o complexo presidencial, o Hamas declarou vitória de suas forças.
ATIRADOR MATA 32 EM UNIVERSIDADE AMERICANA
Assista a reportagem
Chávez perde o referendo na Venezuela
O Conselho Nacional Eleitoral anunciou os resultados durante a madrugada, mais de 8 horas depois do fechamento das seções eleitorais.
Fonte: G1
Retrospectiva 2007: Política
No Congresso, o governo teve que lidar com CPIs sobre a crise aérea na Câmara e no Senado, com uma onda de denúncias contra o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com a derrota na tentativa de prorrogar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria da República sobre o mensalão. Outro ‘mensalão’ chegou à Justiça: um esquema que teria ocorrido em Minas Gerais. Os tribunais superiores também ocuparam o noticiário com decisões que colocaram limites às trocas de partido.
Principais destaques de 2007:
AS DENÚNCIAS CONTRA O SENADOR RENAN CALHEIROS
O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alternaram-se na tarefa de definir regras para a troca de partido. A discussão começou quando o TSE decidiu que mandatos de deputados e vereadores pertencem aos partidos, e não aos eleitos. Em outubro, coube ao STF definir a partir de quando valeria a regra. Em seguida, o TSE ampliou a decisão para prefeito, governador, senador e presidente da República.
Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra os 40 denunciados no esquema do mensalão. Entre os réus, nomes que fizeram parte da cúpula do governo e do PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do partido José Genoino, personagens centrais do escândalo, como o publicitário Marcos Valério e o deputado cassado e presidente do PTB Roberto Jefferson.
Outro fato que marcou o ano
01/01/2007 - Lula toma posse para o segundo mandato
Retrospectiva 2007: Economia e Negócios
Entre as empresas, a Petrobras dominou o noticiário, tanto pelas novas descobertas e aquisições como pela crise do gás natural na Bolívia. Também teve fim a crise da Varig, mesmo em ano ruim para o setor aéreo, com o fim da BRA, apesar dos milhares de brasileiros que viajaram para aproveitar o dólar baixo no exterior.
Para o governo, o ano que começou com o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) termina com a derrubada da CPMF pelo Senado.
Principais destaques de 2007:
CRISE DA BOLHA IMOBILIÁRIA NOS EUA
A crise no mercado imobiliário dos EUA afetou o desempenho das bolsas de valores em todo o mundo neste ano e trouxe incertezas ao mercado financeiro. Há dúvidas sobre como essa crise afetará a maior economia mundial pelos próximos anos e quais serão os reflexos no Brasil.
O Senado rejeitou no dia 13 de dezembro a proposta de prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. Com esse resultado, a incidência da CPMF sobre as movimentações financeiras termina em 31 de dezembro deste ano.
Retrospectiva 2007: Pop & Arte
Fora de cena (musical) há um bom tempo, a cantora Britney Spears promoveu o seu retorno de modo constragedor, com direito a bebedeiras, cabeça raspada, surra em paparazzo e uma briga judicial pela guarda dos filhos. Também foram parar na Justiça a patricinha Paris Hilton e o cantor Roberto Carlos, que moveu ação para tirar das estantes a biografia não-autorizada “Roberto Carlos em Detalhes”.
E, por fim, não dá para falar em caso de polícia sem lembrar de “Tropa de elite”. Maior fenômeno cultural do país no ano, o filme de José Padilha tomou de assalto as salas de cinema, as banquinhas de camelôs, a internet e até as casas de suíngue em 2007. E, em 2008, tem tudo para “pegar geral” também no exterior.
Principais destaques de 2007:
2007: O ANO HARRY POTTER
Lançado em julho sob enorme expectativa, o livro "Harry Potter e as insígnias da morte", sétimo e último da série, encerrou um ciclo na vida do bruxo adolescente criado pela britânica J.K. Rowling - e dos milhões de leitores em todo o mundo que acompanhavam a saga. Mas a "pottermania" esteve longe de acabar, graças ao lançamento do quinto filme da série, de um novo romance da autora e de uma polêmica - e surpreendente - declaração sobre a sexualidade de Dumbledore.
A história de um atormentado capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais, grupo de elite da polícia do Rio de Janeiro, encontrou reflexo em todos os setores da sociedade brasileira e fez de "Tropa de elite" não só o filme nacional mais visto do ano mas também um dos mais elogiados pela crítica. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por José Padilha (de "Ônibus 174"), o longa levantou discussões em todo o país sobre a violência urbana e a relação da classe média com o mundo da contravenção.
O ADEUS A PAULO AUTRAN
No dia 12 de outubro, o Brasil perdeu um de seus maiores atores: Paulo Autran. Ele estava com 85 anos e há anos vinha lutando contra um câncer no pulmão agravado pelo cigarro. Mesmo debilitado Autran continuou trabalhando até pouco antes de ser internado. Sua última peça foi "O avarento", sob direção de Felipe Hirsch. Diversos nomes da televisão e do teatro brasileiro prestaram homenagem ao ator.
Retrospectiva 2007: Tecnologia e Games
O ano foi intenso para as redes sociais, que travaram uma batalha pela conquista dos usuários e acabaram se unindo na criação de uma plataforma única para a criação de aplicativos, o OpenSocial. Este foi o ano do Wii, que liderou as vendas de consoles e popularizou os games entre usuários casuais. Também em 2007 o Brasil viu a estréia da TV digital, um marco na forma de produzir, transmitir e assistir à televisão. E na área de inclusão digital, dezembro teve a última etapa do projeto "Um Computador por Aluno", para definir o laptop popular a ser adotado por escolas públicas em 2008.
Principais destaques de 2007:
NINTENDO VOLTA À DIANTEIRA COM O WII
Em seu primeiro ano de mercado, o Wii apresentou uma nova forma de jogar e causou reviravolta no setor. Em números, o Wii superou as vendas dos consoles concorrentes e recolocou a Nintendo como líder do setor de games, depois de anos do reinado Sony. Vendido por US$ 250, o console da Nintendo abriu vantagem diante de Xbox 360 (cerca de US$ 350, lançado em 2005) e PlayStation 3 (US$ 500). Lançado em novembro de 2006, o Wii atingiu a marca de 16 milhões de unidades vendidas no mundo.
IPHONE: CELULAR DA APPLE VIRA SONHO DE CONSUMO
O telefone celular multimídia da Apple foi lançado nos Estados Unidos no dia 29 de junho, levando milhares de pessoas às filas. Em setembro, a Apple anunciou ter vendido 1 milhão de aparelhos e também reduziu o preço do modelo de 8 GB (de US$ 600 para US$ 400), abandonando a produção do iPhone de 4 GB. O celular multimídia apareceu em novembro na capa da revista "Time" como a invenção do ano e também iniciou sua expansão para outros mercados, chegando a diversos países da Europa.
TV DIGITAL DE ALTA DEFINIÇÃO ESTRÉIA NO BRASIL
O dia 2 de dezembro teve o início das transmissões digitais na Grande São Paulo, marcando uma nova era na forma de produzir, transmitir e assistir à televisão. A estréia transmitida pelas redes de televisão aberta teve os discursos de Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, Hélio Costa, ministro das Comunicações, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foram mostradas imagens de programas importantes na história da TV no Brasil. Neste primeiro momento, o principal impacto da novidade é a alta definição de imagens e de som.
Retrospectiva 2007: Ciência e Saúde
Principais destaques de 2007:
O PRIMEIRO MUNDO HABITÁVEL FORA DO SISTEMA SOLAR
Era mais uma estrela comum, como tantas que existem em nossa Via Láctea. Mas ao redor dela havia o maior tesouro já encontrado pelos astrônomos: um planeta tão parecido com a Terra que poderia até mesmo abrigar vida. Essa conclusão espetacular foi à que chegou o grupo liderado pelo astrônomo Michel Mayor, do Observatório de Genebra, em anúncio feito em 24 de abril. E eles esperam que muitos mundos tão interessantes quanto esse sejam descobertos nos próximos anos.
24/04/2007 Grupo acha planeta extra-solar habitável
25/04/2007 "Acharemos gêmeo da Terra", diz astrônomo
MACACOS CLONADOS: A UM PASSO DA CLONAGEM HUMANA
Uma equipe americana conseguiu, ao extrair células de um macaco reso adulto, produzir com elas um embrião com o mesmo código genético do doador celular - um clone. Nunca antes um animal tão próximo do ser humano havia sido clonado. Mas os cientistas tranquilizam a todos: o embrião foi usado apenas para obter células-tronco embrionárias; não foi implantado num útero, onde poderia dar origem ao primeiro experimento bem-sucedido de clonagem reprodutiva de primatas.
Saiba mais:
14/11/2007 Cientistas fazem clone de macaco pela primeira vez
CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, SEM EMBRIÕES
A maior controvérsia científica hoje é a que envolve o uso de células-tronco embrionárias em pesquisa. Isso porque é preciso destruir embriões para obtê-las. Mas dois grupos de cientistas, nos EUA e no Japão, parecem ter descoberto um meio de fazer o bolo e comê-lo também: conseguiram "reprogramar" células da pele de adultos para se comportar como embrionárias. Se for realmente tão bom quanto parece, o avanço poderá acabar de vez com o uso de embriões em pesquisa.
Saiba mais:
21/11/2007 Mesmo com nova técnica, pesquisa com embriões é necessária
Fonte: G1
16 dezembro 2007
Niemeyer, 100 anos
O arquiteto Oscar Niemeyer completou cem anos neste sábado (15) no Rio de Janeiro e fez uma festa na Casa das Canoas, projetada por ele e recentemente tombada pelo Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional).
Niemeyer se tornou um símbolo da arquitetura moderna brasileira e deixou suas marcas nas principais cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e arredores.
Brasília abriga, talvez, o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto de maior expressão na mídia. Segundo a urbanista Raquel Rolnik, que morou na cidade, Niemeyer foi bem sucedido lá ao trabalhar com a linha do horizonte e estabelecer uma comunicação efetiva com a paisagem natural do Brasil central. Rolnik levanta tal característica como uma das grandes vantagens da arquitetura de Niemeyer, independentemente do local.
Comprometido com suas idéia, Niemeyer possui uma linha política de esquerda anunciada e bem definida há diversas décadas. Ele chegou a ter de se exilar nos anos 60, devido a ascensão dos militares ao poder no Brasil.
Clique aqui e conheça a cronologia do arquiteto.
Uma homenagem
Fonte de apoio: Folha de S.Paulo
Fim da CPMF
06 dezembro 2007
Exame do Conselho Regional de Medicina em SP tem 56% de reprovação
Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a avaliação ainda tem caráter experimental é não é obrigatória para o exercício da profissão, como o "Exame da Ordem", da OAB.
Participaram do teste 833 alunos, de um universo de aproximadamente 2.300 estudantes de sexto ano de faculdades paulistas. Dentre os inscritos, 44% foram aprovados. Em 2006, o índice de aprovação foi de 62% e, em 2005, de 69%."
Os resultados mostram uma piora grave e crescente na qualidade do ensino de medicina no Estado", comenta Henrique Carlos Gonçalves, presidente do Cremesp.
Os piores desempenhos, segundo ele, foram nas questões relacionadas a ginecologia, obstetrícia e pediatria.Atualmente existem 31 escolas médicas em atividade no Estado, oito delas abertas de 2002 a 2007.
05 dezembro 2007
O Congresso ladeira abaixo
O placar foi, dessa vez, ainda mais generoso do que o que fora registrado em 12 de setembro, dia em que o senador escalou o cadafalso pela primeira: 35 votos pela cassação, 40 pela absolvição e seis abstenções.
Cumpriu-se, assim, o roteiro do acordo celebrado nos subterrâneos entre Renan e o governo. O placar elástico indica que o senador obteve votos também de senadores dos oposicionistas PSDB e DEM. Mas foram os votos do PMDB e do PT que asseguraram o perdão concedido ao senador.
Imagem do Congresso
A insistência com que o Congresso freqüenta o noticiário como uma instituição em que o retrocesso prevalece sobre o progresso, tem o seu preço. Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (4) informa que 45% dos eleitores consideram o Legislativo brasileiro ruim ou péssimo. Só 13% avaliam o trabalho de deputados e senadores como ótimo ou bom.
Em março de 2007, o mesmo Datafolha trouxera à luz pesquisa em que o naco da população que avaliava o Congresso como ruim ou péssimo era de 30%. A menção negativa escalou 15 pontos percentuais num período que coincide com a descoberta das estripulias do senador Renan Calheiros.
No curto intervalo de dez meses, o percentual dos que consideram o Congresso regular despencou de 46% para 37%. E o índice dos que vêem o Parlamento como ótimo ou bom caiu de 16% para 13%. Nesta terça-feira, às 15h, o plenário do Senado reúne-se para julgar, pela segunda vez, o presidente licenciado da Casa.
Fonte e imagem: Folha de S.Paulo
25 novembro 2007
Barbárie
Moradores dizem que jovem aproveitava proximidade da cela com a rua para pedir ajuda.
Da rua em frente à delegacia de polícia de Abaetetuba, 130 km de Belém, tem-se visão ampla da carceragem, um galpão de 80 metros quadrados, três banheiros minúsculos e uma cela de segurança, separados da cidade livre apenas por um portão de grades enferrujadas.
11 novembro 2007
Absurdo - Só 2,3% do Congresso mora sem benefício
Deputados e senadores não recebem auxílio nem moram em apartamento funcional.
O deputado Laerte Bessa PMDB, da bancada do Distrito Federal, tem uma casa em Vicente Pires, região próxima a Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, mas mora em um apartamento funcional com a mulher e dois filhos. Segundo sua assessoria, ele optou pelo imóvel da Câmara pela proximidade com o trabalho. Colega de bancada, Tadeu Filipelli (PMDB-DF) recebe o auxílio-moradia de R$ 3 mil por mês e diz que doa o valor para uma instituição que recupera dependentes químicos. A assessoria dele afirmou que o deputado “preferia não informar o nome da instituição”, mas prometeu enviar por fax uma prestação de contas.
Segundo o diretor da Coordenação de Habitação da Câmara, Carlos Henrique Laranjeira, o auxílio-moradia e o apartamento funcional têm “caráter remuneratório”.
“É uma questão também de isonomia, todos fazem jus. Até um deputado que não mora em Brasília pode ter uma casa em Brasília. Por outro lado, um deputado pode ser representante dos catadores de lixo”.
'Apartamento pequeno'
“Não acho que seja imoral ter o auxílio para o parlamentar que mora fora. A decisão de receber ou não [para quem é do DF], é uma questão de foro íntimo”, afirma. Ele diz que paga aluguel de R$ 1 mil em um apartamento de três quartos, onde mora com a mulher e os filhos. “O auxílio-moradia pagaria meu aluguel e sobraria”. Sobre os apartamentos funcionais, no entanto, Rollemberg acredita que não há problema na concessão do benefício para quem é de Brasília.
“Em relação ao apartamento funcional, eu confesso que fiquei em dúvida porque os apartamentos ficam fechados. E meu apartamento é pequeno, às vezes faz falta ter um espaço maior pra receber as pessoas”, diz.
Quem não recebe
São eles: Osório Adriano Filho (DEM-DF), Bispo Rodovalho (DEM-DF), Rodrigo Sobral Rollemberg (PSB-DF), Geraldo Magela Pereira (PT-DF), Augusto Silveira de Carvalho (PPS-DF), Humberto Guimarães Souto (PPS-MG), Flávio Dino (PC do B-MA), Clóvis Antonio Chaves Fecury (DEM-MA), Camilo Cola (PMDB-ES) e Alberto Tavares Silva (PMDB-PI).
No Senado, quatro não recebem nenhum benefício: os três da bancada do Distrito Federal -Adelmir Santana (DEM), Cristovam Buarque (PDT) e Gim Argello (PTB) - mais o senador José Sarney (PMDB-AP).
Características: Três quartos, escritório, sala, banheiros. Congresso fornece alguns móveis e eletrodomésticos.
Situação: Na Câmara, 224 imóveis estão ocupados e cerca de 200 estão em condições precárias. No Senado, 69 estão ocupados e três precisam de reparos.
Auxílio-moradia: R$ 3 mil por mês na Câmara e R$ 3,8 mil no Senado, em valores brutos
Como os deputados recebem: No contracheque, com desconto de imposto, ou reembolso mediante recibo de pagamento de aluguel ou hotel.
Como os senadores recebem: Apenas no contracheque.
Fonte: G1
04 novembro 2007
Copa de 2014 é "circo" que dará "pão ao povo", diz jornal
Em texto intitulado "Quando o pão do povo depende do circo", a Gaceta de los Negócios analisa as maneiras como o futebol pode servir de "ferramenta do desenvolvimento" para o Brasil, País de fortes desigualdades sociais.
"O circo que deixa o povo abobalhado virou agora um ponto de inflexão para o despertar de um País adormecido", interpreta o jornalista L. Rivas.
"A escolha (do Brasil como sede de 2014) gerou uma explosão de fé nas contas correntes das favelas, que lêem com esperança os dados de edições passadas (do campeonato) e as excelentes perspectivas que despontam (em relação a este)."
De acordo com a Gaceta, a Copa da Alemanha, em 2006, gerou uma receita de cerca de 1,7 bilhão de euros. No momento, os 2 bilhões de euros previstos com arrecadação de ingressos no Brasil já equivalem a 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, afirmou o jornalista.
"Para completar, os benefícios do futebol poderiam ser elevados se os anfitriões fizeram o que têm de melhor: jogar bola. Segundo um estudo do banco ABN Amro, o triunfo de uma nação no torneio provoca um estímulo na economia mundial que pode chegar a 0,7% do crescimento econômico dela."
Por outro lado, diz o repórter, a derrota castiga o perdedor com uma quase literal depressão econômica.
"Assim, cuidado com os 'Maracanazos'", ele recomenda, em alusão ao baque representado pela derrota brasileira para o Uruguai, no estádio do Maracanã, em 1950.
26 outubro 2007
Leite adulterado
Leite adulterado
Polícia Federal recolhe amostras de duas marcas do produto em Ribeirão; perícia deve ficar pronta em 30 dias
ADRIANA MATIUZO
Gazeta de Ribeirão
adriana.matiuzo@gazetaderibeirao.com.br
20 outubro 2007
Funcionários da TAM são presos com drogas em Foz do Iguaçu
Fonte: Agência Estado / Foto Montagem: Arte DA
E não é a primeira vez. Veja outras notícias envolvendo a TAM e as drogas:
18 outubro 2007
Muito lucro e mau serviço
A Net, maior empresa de TV por assinatura do País, divulgou nesta quinta-feira alta acentuada no lucro líquido do terceiro trimestre, para R$ 51 milhões, ante resultado positivo de R$ 12 milhões um ano antes.
A geração de caixa medida pelo Ebitda somou R$ 203 milhões nos três meses encerrados em setembro, contra R$ 158 milhões em igual intervalo de 2006. A margem se manteve em 27%.
17 outubro 2007
Existe mais liberdade de imprensa no Haiti do que no Brasil
Veja abaixo o ranking:
País Nota
1 Islandia 0,75
Noruega 0,75
3 Eslovaquia 1,00
Estonia 1,00
5 Bélgica 1,50
Finlandia 1,50
Suécia 1,50
8 Dinamarca 2,00
Irlanda 2,00
Portugal 2,00
11 Suiça 3,00
12 Letônia 3,50
Países Baixos 3,50
24 Reino Unido 8,25
37 Japão 11,75
48 Estados Unidos 14,50
56 Ecuador 18,50
64 El Salvador 20,20
68 Bolivia 21,50
71 República Centro africana 22,50
73 Moçambique 23,00
75 Botsuana 23,50
Haití 23,50
78 Kenia 23,75
82 Argentina 24,83
83 Senegal 25,00
84 Brasil 25,25
85 Camboja 25,33
167 Turcomenistão 103,75
168 Coréia do Norte 108,75
169 Eritréa 114,75
12 outubro 2007
"O Senhor dos Palcos"
Paulo Autran durante ensaio de "O Avarento", última peça apresentada por ele
Fonte: IG / Fotos: AE
Ator Paulo Autran morre, aos 85 anos, em São Paulo
O velório será realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo a partir das 20h30. Autran era casado com a atriz Karin Rodrigues, com quem uniu os laços em 1999 após uma amizade de mais de 30 anos. Ele não tinha filhos.
04 outubro 2007
Corrupção eleitoral: Justiça tem 1,1 mil processos
De acordo com o responsável pela elaboração do documento, o juiz eleitoral Márlon Reis, o número de processos e cassações de mandatos de parlamentares cresce diariamente. "Arriscamos dizer que todas as semanas há dados novos de pessoas por que compraram votos ou desviram em proveito de sua campanha recursos da administração".
Dados da pesquisa apontam que, entre 2000 e setembro deste ano, 623 parlamentares perderam mandato por corrupção eleitoral. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lançou também nesta quinta-feira a campanha de combate à corrupção eleitoral para as eleições de 2008.
Fonte: Agência Brasil
Estudo: 623 são cassados por corrupção desde 2000
O maior número de cassações ocorreu entre prefeitos e vices. Foram 508 cassações, o que representa 81,5% do total levantado pelo MCCE. Em seguida, aparecem os vereadores, com 84 cassações. O estudo mostra ainda que 13 deputados estaduais ou distritais; 8 deputados federais e 6 senadores e suplentes foram cassados no período.
Quatro governadores e vice foram cassados, entre eles Flamarion Portela, de Roraima, e Cássio Cunha Lima, da Paraíba. Este último mantém-se atualmente no cargo em virtude de liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral. O governador Mão Santa, cassado em 2001, não foi incluído na pesquisa porque sua eleição se deu no ano de 1998, antes, portanto, de a Lei n° 9.840 entrar em vigor.
No cenário das 623 cassações, 11,39% foram registradas no Estado de Minas Gerais, que teve o maior percentual do País. Entre as legendas, a que lidera o número de cassações é o Democratas com 20,4%.
No caso das eleições majoritárias (para o Executivo e para o Senado), foram considerados apenas os partidos políticos dos "cabeças de chapa", ou seja, não houve menção aos partidos dos vices e suplentes.
A pesquisa foi apresentada nesta quinta-feira pelo juiz eleitoral Márlon Reis, presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), que elaborou o dossiê.
O MCCE é formado por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas. Em Brasília, o comitê nacional é formado por 32 entidades e centenas de comitês estaduais e locais.
Fonte: Terra
28 setembro 2007
Prorrogação da CPMF
Com o PMDB "mordido" com o governo federal, a movimentação do rolo compressor pela aprovação custará caro aos contribuintes.
O governo precisa de 49 votos (dos 81 senadores) para conseguir a prorrogação. A oposição diz ter votos suficientes para barrar a CPMF, mas aguarda o PSDB fechar posição. Juntos, PSDB e DEM têm 30 senadores. Se todos votarem pelo fim do tributo, a decisão depende dos outros 51, o que deixa o Planalto em apuros com uma margem tão pequena.
O Palácio do Planalto vai negociar com o PMDB. Vai pagar a fatura que o PMDB está exigindo.
Vai ser difícil a CPMF não passar...
26 setembro 2007
Nunca na história deste país...
Em média, Lula visitou um país a cada dez dias entre 1º de janeiro e 25 de setembro deste ano, período que já cumpriu no segundo mandato como presidente. Em 2007, ele esteve em 24 países diferentes. No total, o presidente ficou fora do país em 46 (17,2 %) dos 268 dias do ano até esta terça (25).
Desde que assumiu a Presidência, em 2003, Lula viajou 128 vezes para outros países, média de uma visita a cada 13,5 dias (foram 62 nações visitadas no período).
Os EUA e o Paraguai foram os países que o presidente visitou duas vezes neste ano. Além de ter comparecido à Assembléia das Nações Unidas, ele também foi aos EUA em março, quando se encontrou com o colega norte-americano, George W. Bush. No Paraguai, o presidente brasileiro esteve nos meses de maio e junho.
Os países das Américas foram o principal destino de Lula nos nove primeiros meses deste ano. Foram 15 viagens para 13 nações da região no período. Ele também esteve dez vezes em visita a países europeus e uma vez na Ásia. A média de viagens do presidente Lula a outros países é superior à de seus antecessores Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello e José Sarney. Na avaliação do professor da UnB, isso é uma conseqüência da ampliação dos “interesses externos do Brasil”. “O aumento no número de viagens é uma conseqüência natural da crescente exposição do país aos processos e às estruturas internacionais e da diversificação de nossos interesses. O Brasil é hoje um país que tem um espectro de projeção de interesse bastante amplo”, disse Costa Vaz ao G1.
Primeiro mandato
Os países onde Lula mais esteve desde o início do primeiro mandato como presidente são a vizinha Argentina e os EUA. No caso deste último, estão incluídas as viagens a Nova York para participar das assembléias da ONU. Foram oito viagens para cada um dos dois países. Na Venezuela, ele esteve sete vezes desde 2003.
Assim como neste ano, os países das Américas também foram o principal destino de Lula como presidente desde 2003. Das 128 visitas, 69 delas (54%) foram para nações da região, contra 32 para Europa, 21 para a África e seis para a Ásia. O professor Costa Vaz considera "normal" a prioridade de Lula às nações americanas. “Há uma coincidência dessa concentração nas Américas com o fato de que 50% de nossas exportações estão destinadas ao continente”, afirmou.
12 setembro 2007
Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
Senado absolve Renan Calheiros por 40 votos a 35; houve seis abstenções
Em votação secreta, o plenário do Senado Federal absolveu o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), da acusação de quebra de decoro parlamentar por usar dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para o pagamento de pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.
Fonte: Folha Online
PS: com todo o respeito a seríssima e competentíssima categoria circense dos palhaços.
Deputados trocam socos com seguranças do Senado antes de início da sessão
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) partiu para cima dos seguranças, já que o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a entrada de 13 deputados na sessão secreta na qual será votado o projeto de resolução que trata da cassação de Renan.
A decisão de Lewandowski autoriza que os seguintes deputados acompanhem a sessão e assistam à votação: Raul Jungmann (PPS-PE); Fernando Gabeira (PV-RJ); Chico Alencar (PSOL-RJ); Carlos Sampaio (PSDB-SP); Luiza Erundina (PSB-SP); Raul Henry (PMDB-PE); Paulo Renato Souza (PSDB-SP); Luciana Genro (PSOL-RS); José Carlos Aleluia (DEM-BA); Alexandre Silveira (PPS-MG); Fernando Coruja (PPS-SC); Gustavo Fruet (PSDB-PR); José Aníbal (PSDB-SP).
Os deputados carregam cartazes contra a sessão fechada do caso Renan. Após a confusão, os deputados conseguiram entrar no plenário. O vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), havia dito que iria recorrer para que o Supremo revisse a decisão de autorizar que deputados participem da reunião, mas depois voltou atrás.
De acordo com Viana, a permanência de deputados na reunião, não permite que ele, como presidente da sessão, possa de alguma maneira cobrar dos parlamentares da Câmara a mesma conduta dos senadores, que não poderão usar laptops nem celulares. "É uma decisão atípica [a do Supremo], que não condiz com as táticas adotadas", afirmou.
25 agosto 2007
23 agosto 2007
19 agosto 2007
'Cansei' frustra parentes de vítimas do Airbus
Arthur Gomes, irmão de uma das vítimas, também criticou o movimento. "Nós somos as pessoas que éramos para estar aqui. A Ivete Sangalo perdeu alguém? A Hebe Camargo perdeu alguém? Não perderam. Tem um monte de segurança aqui não sei para que", desabafou.
Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e participante do "Cansei", afirmou que "infelizmente não dava para subir todo mundo e acabamos tendo alguns problemas".
21 julho 2007
Que governinho...
O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, assistiu no Palácio do Planalto à reportagem do "Jornal Nacional" que levantou a possibilidade de problemas mecânicos no avião da TAM que se acidentou em São Paulo.
Ao final da reportagem, Marco Aurélio, que estava acompanhado do assessor de imprensa Bruno Gaspar, reagiu ao conteúdo da reportagem com o gesto de bater uma mão fechada sobre a outra aberta. Veja no vídeo AQUI
25 abril 2007
06 abril 2007
A TAM e o Coelhinho da Páscoa
Jorge Tadeu
27 março 2007
APOIE A CPI DO APAGÃO AÉREO
CPI do Apagão Aéreo.
A coleta de assinaturas a favor da CPI acontecerá de
05 a 08 de Abril
em vários Aeroportos do Brasil.
Compareça, faça sua parte!
Uma campanha da ABRAPAVAA – Associação Brasileira dos Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos.
10 março 2007
A VISITA DE BUSH AO BRASIL
Ora, a Capital Federal é a cidade apropriada para receber chefes de estado, lá está o Palácio do Planalto, estão os Ministérios, os outros dois poderes e a cidade já tem em seus órgãos de segurança a logística e o treinamento para a operação de acompanhamento e segurança dos visitantes.
Os transtornos causados para a cidade de São Paulo foram absurdos. Toda a rotina da capital foi alterada por conta de uma estadia de 24 horas. O custo disso não será divulgado com certeza.
Leia algumas matérias sobre o assunto:
Visita de Bush ao Brasil restringe espaço aéreo
Passagem de Bush por SP muda rotina da cidade
Motoristas enfrentam lentidão na marginal Tietê em São Paulo
Visita de Bush deve agravar trânsito; passeata ocorre na Paulista
Prefeitura de São Paulo maquia ruas e avenidas da cidade para Bush passar
O CASO JOÃO HÉLIO E A MÍDIA
Interessante lembrar que casos como o da morte do menino Renan Ribeiro não teve tratamento semelhante. Renan, que tinha 3 anos e morava na Favela da Maré, levou um tiro de fuzil na barriga no dia 1º de outubro do ano passado. Para quem não sabe o estrago causado por um tiro de fuzil no corpo humano é de 50 vezes o diâmetro do projétil. No dia seguinte, a mídia aceitou a versão policial e jogou a conta nessa entidade chamada "bala perdida", embora houvesse pelo menos uma centena de testemunhas garantindo que o tiro viera de um policial [veja aqui matéria sobre o caso]. Nenhum jornalista visitou o quarto de Renan ou procurou ouvir seus parentes e amigos; ninguém descreveu seu dia-a-dia ou detalhou se gostava de brincar de bola ou de carrinho, como fizeram com João Hélio.
Outra comparação pode ser feita a partir do caso Pimenta Neves. O jornalista, ex-diretor de Redação do Estado de S.Paulo, foi preso por matar a namorada pelas costas. É réu confesso. E nem por isso ele foi agredido fisicamente pelos profissionais da mídia grande que atacaram, no dia 13 de fevereiro, os acusados de terem matado João Hélio.
Impõem-se soluções viáveis para prazo curtíssimo. De discursos vazios estamos cansados. A sociedade vem a muito anestesiada pela sucessão de crimes e falcatruas que acontecem neste país. Apenas desperta quando a mídia a bombardeia com dias seguidos de exposição de um caso. A população brasileira não tem poder de mobilização, é notório. Daí a tranqüilidade do presidente em culpar administrações passadas pelo caos do país, esquecendo-se que o primeiro mandato dele já faz parte desse passado.
Que se abram discussões com seriedade, que permaneçam em evidência até que soluções satisfatórias sejam encontradas e colocadas em prática. Que haja a mesma agilidade que há na discussão de aumentos salariais para os parlamentares e na expedição de habeas-corpus para réus confessos. Enfim, como nos é exigido em qualquer trabalho, queremos resultados.
Fontes de apoio: Jornal de Debates - Marcelo Salles e Henrique Abel
09 fevereiro 2007
A VIOLÊNCIA SEM FIM NO RIO DE JANEIRO E O TRÁFICO DE DROGAS
Foi uma cruel coincidência o Rio ter mergulhado no caos de violência e decadência que acaba de ser ilustrado? Aparentemente, sim. Mas, examinadas as coisas mais de perto, não. Houve uma deliberação clara do crime organizado, no sentido de incluir o Brasil no organograma de produção/consumo/exportação de tóxicos. Não esqueçamos que o narcotráfico constitui a maior multinacional do planeta, que rivaliza com as companhias petroleiras. Os narcotraficantes ostentam lucros de aproximadamente 500 bilhões de dólares por ano.
BRASIL: PARAÍSO PARA O TRÁFICO
1) o Brasil possui imensas e livres fronteiras;
2) a pobreza no interior das áreas da Amazônia e do Centro-Oeste é permanente;
3) a população, sempre crescente, reúne uma classe média de muitos milhões de pessoas, clientes potenciais da droga, então tida como chique;
4) as legislações que tratam de imigração, estabelecimento de estrangeiros e assemelhados são quase um convite;
5) fronteiras com o mar de mais de oito mil quilômetros;
6) miscigenação total; encontra-se brasileiro com nome de árabe, chinês, japonês, turco, boliviano, etc.;
7) consumismo e lazer marcam o comportamento de ricos e pobres, facilitando festas e estas drogas...”.